Halloween, Snoopy and the Simple Past

Happy Halloween!

Aproveitando a data de hoje, vou postar um vídeo bem curtinho de um dos meus desenhos favoritos:

A única fala do vídeo é a fala do Linus, que se desespera ao ver a Lucy cortando a abóbora e tirando as sementes. Ele diz:

“Oh! You didn’t tell me you were gonna kill it!”

Vamos começar falando do passado. Aqui temos uma frase no passado simples, na forma negativa “You didn’t tell me”. Então vamos relembrar para quem já estudou o Simple Past e reforçar para quem está aprendendo agora.

O Simple Past  na afirmativa é formado por SUJEITO + VERBO NO PASSADO + COMPLEMENTO DA FRASE:

DENNIS + WORKED + AT THAT STORE (Dennis trabalhou naquela loja)

THEY + WENT + TO THE MOVIES (Eles foram ao cinema)

O Simple Past  na negativa é formado por SUJEITO + DID NOT (OU A FORMA CONTRAÍDA DIDN’T) + VERBO NA FORMA BASE + COMPLEMENTO DA FRASE:

YOU + DIDN’T + TELL + ME THE JOKE. (Você não me contou a piada)

TOM AND TINA + DIDN’T + TRAVEL + LAST WEEK. (Tom e Tina não viajaram semana passada)

Uma observação importante a ser feita é o uso de NEVER nas frases negativas. NEVER significa NUNCA, dessa forma, dá sentido negativo à frase. As frases com NEVER devem conter o verbo principal conjugado no passado, e não na forma base, como quando usamos DIDN’T. A estrutura da frase com NEVER fica assim: SUJEITO + NEVER + VERBO NO PASSADO + COMPLEMENTO DA FRASE:

SHE + NEVER + DROVE + DOWNTOWN. (Ela nunca dirigiu no centro da cidade)

WE + NEVER + UNDERSTOOD + THAT BOOK. (Nós nunca entendemos aquele livro)

O Simple Past  na interrogativa é formado por DID + SUJEITO + VERBO NA FORMA BASE + COMPLEMENTO DA FRASE:

DID + YOU + STUDY + FOR THE TEST? (Você estudou para a prova?)

DID + HE + BUY + AN APARTMENT? (Ele comprou um apartamento?)

Note que, diferentemente do Simple Present, quando usamos HE, SHE ou IT no Simple Past, não há variação no verbo. A conjugação é a mesma para todas as pessoas. Utilizando a frase do vídeo, ilustro isto abaixo.

AFFIRMATIVE

NEGATIVE

INTERROGATIVE

I told you

I didn’t tell you

Did I tell you?

You told me

You didn’t tell me

Did you tell me?

He told me

He didn’t tell me

Did he tell me?

She told me

She didn’t tell me

Did she tell me?

They told me

They didn’t tell me

Did they tell me?

We told you

We didn’t tell you

Did we tell you?

Finalmente, sempre devemos lembrar que existem os verbos regulares e irregulares. O link abaixo é de um site que encontrei e achei muito simples e direta a explicação sobre a diferença entre esses verbos. Alem disso, há um link para uma lista bem completa de verbos irregulares.

http://www.grammarnet.com/ghtml/rgigvbs.htm

That’s all folks!

See ya next time!

Deixe aqui seu comentário, dica ou sugestão

