Dica do Professor Carlos Gontow: “Diferentes maneiras de aprender – o exemplo de Jim Parsons e Mayim Bialik”

Hello everyone! How are you doing?

Muitas vezes os alunos perguntam: “Teacher, como faço para aprender mais?”, ou “De que forma devo estudar?”.

Como o Professor Carlos Gontow diz no post abaixo, não existe uma maneira certa de estudar. Cada um deve encontrar a forma que dá certo.

Eu sempre digo aos meus alunos que ouvir os diálogos do livro e transcreve-los, e depois conferir com o livro, ajuda no desenvolvimento da compreensão auditiva, por exemplo. Uma outra dica que dou para ajudar nisso é assistir apenas com o áudio em inglês, e sem legendas, um filme que você gosta muito e já conhece a história.

Quanto à escrita, reveja as palavras que tenham chamado mais a atenção durante a aula e escreva frases com elas. Procure fazer isso principalmente com as palavras que você sabe que é mais utilizada no dia a dia.

Quando falo em leitura, os alunos ficam meio relutantes e geralmente escuto: “Nossa teacher, mas vou entender um livro em inglês?”. Bem, se acha que será meio difícil ler uma obra literária famosa em inglês, comece com revistinhas da Turma da Mônica em inglês (Monica’s Gang), por exemplo, que contêm diálogos simples, que são parte da vida diária.

Agora leiam a dica do blog http://dicasingles.wordpress.com:

Dica 453 – Diferentes maneiras de aprender – o exemplo de Jim Parsons e Mayim Bialik

by carlosgontow

Muitas vezes nós não conseguimos aprender alguma coisa e não nos damos conta de que estamos estudando da maneira errada. E qual é a maneira certa? A maneira certa não existe.

Calma! Não se desespere! O que eu quero dizer é que não existe uma maneira certa. Cada pessoa é diferente e cada um tem a sua maneira de aprender. Muitas vezes nós falhamos ao tentar estudar da mesma maneira que o outro, pois aquilo não funciona para a gente.

Quando eu estava no segundo ano da faculdade de engenharia, fiz uma prova de Cálculo onde a maioria dos colegas foi muito mal e eu fui muito bem. Quando chegou a segunda prova, a minha casa encheu de gente que queria estudar comigo. Até os colegas que sempre tiravam as melhores notas apareceram por lá – nem eu acreditei. Acontece que aquele específico tópico da matéria eu consegui estudar de uma maneira que foi ótima para mim. Eu percebi que aquele determinado tipo de equações seguia uma lógica muito parecida com os programas de computador que eu estudava. Segui a mesma lógica e resolvia todas as equações facilmente.

É importante experimentarmos várias maneiras diferentes de estudar. Nós nos sentimos confortáveis fazendo sempre as mesmas coisas, mas se não tentarmos nunca saberemos.

Vejam a entrevista de Jim Parsons e Mayim Bialik, os engraçadíssimos Sheldon e Amy do hilário seriado “The Big Bang Theory”. Nessa entrevista eles falam dos seus processos para decorar as falas do texto. Notem que Jim Parsons diz que ele decora o texto, mas não entende o que está falando muitas vezes.

Eu sempre falo aos meus alunos sobre essa técnica de escrever vocabulário em cartõezinhos – que eu usei muito no meu aprendizado. Tem gente que ri quando eu dou a sugestão, pois acha que dá muito trabalho. Mas muita gente que experimentou teve bons resultados. Então é uma coisa que vale a pena tentar.

Um dos segredos do aprendizado é descobrimos a nossa maneira de aprender!

Até mais,

Carlos

Teacher Elis

“Seize the Day”

Uma resposta

  1. Congratulations!!! The idea is very good and will greatly help those who really want to learn English.

Deixe aqui seu comentário, dica ou sugestão

